Tendência: Atacarejos correspondem a 40% das vendas no Brasil
- Altair Camargo
- 30 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Uma pesquisa recente (março/2022) da McKinsey mostrou alguns dados sobre varejo no Brasil - e isso pode ser usado para aulas sobre varejo, estratégia e empreendedorismo, por exemplo.
Alguns números:
- O atacarejo é a única modalidade de varejo alimentar brasileiro que cresceu entre 2020. Foi de 35,4% para 40,1% de participação no mercado;
- Estima-se que o atacarejo passe a representar 50% das vendas no setor de alimentação nos próximos anos;
- 70% dos consumidores estão em busca de preços melhores;
- 40% dos consumidores estão abertos a comprar produtos do segmento econômico;
- Em 2021, as vendas nos hipermercados caíram 20% em relação a 2020;
- As lojas de conveniência registraram queda nas vendas de 9% no mesmo período. Supermercados registraram queda de 6%.
Em sala de aula pode-se complementar esses dados com algum caso prático e incentivar os alunos, por exemplo, a desenvolver estratégias para recuperar algum varejista que está sofrendo com a queda nas vendas ou criar novos negócios a partir desse novo cenário econômico.
Notícia original:
Posts Relacionados
Ver tudoUma pesquisa realizada pela PwC (publicada em março/22) mostrou que 47% dos brasileiros deixam de comprar uma marca em caso de...
Comments