Experiência: Supermercado de Portugal coloca preços 14% a mais só para homens no Dia da Mulher
- Altair Camargo
- 10 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Em Portugal o salário das mulheres é, em média, 14% menor do que o dos homens. Em uma ação para o Dia da Mulher de 2022, o Minipreço, supermercado de Portugal, colocou etiquetas em todos os seus produtos com preço 14% maior e escreveu: "preço apenas para homens".
Essa ação teve como objetivo fazer que os homens sentissem na pele quanto seus salários valeriam se fossem mulheres.

A ação foi apenas "ilustrativa" - na hora de passar as compras no caixa tanto homens quanto mulheres pagariam o mesmo valor pelas mercadorias - e feita em apenas uma loja. Achei a ideia criativa e chamou a atenção para a disparidade salarial de uma forma concreta.
Esse é um bom exemplo para ser usado em aulas sobre ações promocionais, marketing social e marketing de experiência. Aqui embaixo tem um vídeo de como foi a promoção.
Nota: Um número que você diminui 14% é diferente do número que você pega esse resultado e acrescenta 14%. Ou seja, matematicamente a conta que o supermercado fez está errada em alguns décimos - mas acho que o que vale é passar a mensagem.
Notícia original: https://grandeconsumo.com/minipreco-lanca-ativacao-que-visa-alertar-para-a-disparidade-salarial/#.YioXyS_b29Z
Comments